top of page

ROTA e GAECO Deflagram Operação DEGOLA Contra Liderança do PCC em Sorocaba


Na manhã desta quarta-feira (11/09), a ROTA do 1º Batalhão de Polícia de Choque, em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público de São Paulo, deflagrou a "Operação DEGOLA" na cidade de Sorocaba/SP. O alvo principal foi uma liderança do Primeiro Comando da Capital (PCC), envolvida em atividades criminosas como tráfico de drogas, organização criminosa e posse ilegal de armas de uso restrito.


A Justiça Criminal de Sorocaba expediu oito mandados de busca e apreensão, que estão sendo cumpridos pelos agentes da ROTA na região. As investigações conduzidas pelo GAECO apontam que o principal alvo da operação havia sido nomeado para liderar uma ramificação da facção, denominada "Restrita Tática", setor encarregado de planejar resgates de líderes presos e de coordenar ataques contra as forças de segurança em São Paulo.


A operação teve um desfecho crucial ao desarticular um plano do grupo que pretendia resgatar Marcola, líder máximo do PCC, que atualmente está detido no Presídio Federal de Brasília. Este resgate fazia parte de uma disputa interna pelo poder dentro da facção, que se intensificou ao longo de 2024.


A Operação DEGOLA destaca a eficácia da ROTA e do GAECO no combate ao crime organizado, reafirmando o compromisso dessas forças com a segurança pública e o enfrentamento das atividades criminosas que ameaçam o Estado de São Paulo.




Blog Ponto40

Com informações da Assecom PMSP

Vídeo crédito PMSP



Σχόλια


bottom of page