top of page

Polícia Nacional apreende 17 milhões de dólares em criptomoedas provenientes de fraudes tecnológicas na Europa


Na madrugada da sexta-feira (15), a Polícia Nacional da Espanha, em uma operação conjunta com a Polícia Nacional dos Países Baixos, desmantelou uma organização criminosa envolvida em golpes tecnológicos e lavagem de dinheiro utilizando o método over the counter (OTC), um sistema de negociação direta de criptomoedas. A ação resultou na apreensão de 17 milhões de dólares em criptomoedas, provenientes de fraudes em várias partes da Europa.


De acordo com as investigações, o grupo criminoso enganava vítimas, incluindo outras organizações criminosas, oferecendo serviços de troca de criptomoedas por dinheiro convencional. As criptomoedas recebidas eram fruto de atividades ilícitas, como tráfico de drogas e outros crimes. O líder do esquema, que anunciava os serviços fraudulentos por meio de aplicativos de mensagens instantâneas, havia se instalado em Marbella, na Espanha, onde lavava os lucros das fraudes comprando bens móveis e imóveis de alto valor.


A operação resultou na prisão de três pessoas, incluindo o líder da organização. Foram realizados três mandados de busca e apreensão, um nos Países Baixos e dois na Espanha, nas cidades de Mijas e Marbella. Durante as buscas, as autoridades confiscaram:


  • 850.000 euros em dinheiro;

  • 16 relógios de luxo;

  • Uma grande quantidade de telefones celulares;

  • Joias avaliadas em mais de 500.000 euros.


A operação é um exemplo da cooperação internacional no combate a crimes financeiros, especialmente em um cenário onde criptomoedas se tornam cada vez mais utilizadas por redes criminosas para lavar dinheiro.


O Blog Ponto40 continuará acompanhando o desdobramento dessa operação e os impactos no combate ao crime organizado na Europa e no mundo.




Blog Ponto40

Com informações da Assecom Policia Nacional

Vídeo crédito Policia Nacional

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page