top of page

Polícia Federal deflagra Operação Discalculia para desarticular esquema de desvio de recursos públicos


Nesta sexta-feira (25/10), a Polícia Federal deu início à Operação Discalculia, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa voltada ao desvio de recursos públicos, especificamente da cota parlamentar, além de falsificação de documentos para a criação de uma Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).


Segundo as investigações, os envolvidos teriam como objetivo final direcionar verbas parlamentares para essa OSCIP por meio de fraudes. Para isso, foram utilizados documentos falsificados, incluindo uma Ata de Assembleia da fundação da organização com data retroativa ao ano de 2003. No entanto, a fraude foi descoberta quando se constatou que os membros fundadores da época eram crianças de 1 a 9 anos, o que evidenciou a falsificação.


Cerca de 60 policiais federais foram mobilizados para cumprir 19 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, em diversas localidades, como Brasília/DF, Cidade Ocidental/GO, Valparaíso de Goiás/GO, Aparecida de Goiânia/GO e Goiânia/GO.


Os crimes investigados são: associação criminosa, falsidade ideológica, falsificação de documento particular e peculato-desvio. A escolha do nome "Discalculia" para a operação faz referência ao transtorno de aprendizagem relacionado a números, em alusão às inconsistências temporais e fraudulentas detectadas nos documentos da OSCIP.


As investigações continuam e novos desdobramentos são aguardados nas próximas fases da operação.




Blog Ponto40

Com informações da Assecom PF

Foto ilustração



3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page