Na manhã da terça-feira (15/10), a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da Delegacia de Polícia de Esteio, deflagrou a Operação Rastreio II, com ações nas cidades de Porto Alegre, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Portão. A operação teve como objetivo combater o tráfico de drogas, crimes violentos letais intencionais e associação criminosa.
Durante a operação, que contou com a participação de 150 policiais civis, foram cumpridas 55 ordens judiciais e 21 pessoas foram presas. Além disso, os agentes apreenderam diversas porções de drogas, algumas das quais estavam enterradas em uma zona de mata.
A Operação Rastreio II é um desdobramento das investigações de um homicídio ocorrido no bairro Parque Primavera, no final do ano passado. O inquérito policial relacionado ao crime foi concluído e remetido ao Poder Judiciário em março deste ano. Nesta nova fase, a polícia conseguiu mapear a estrutura do grupo criminoso responsável pelo crime, identificando seus líderes, intermediários e executores.
As investigações comprovaram o vínculo associativo entre os membros do grupo, evidenciando a existência de uma organização estruturada com o propósito de praticar crimes de forma continuada na região do Vale dos Sinos.
O Delegado Gabriel Lourenço, responsável pela operação, destacou que a ação faz parte da estratégia de aprofundar e qualificar as investigações de homicídios, reforçando o compromisso da unidade em dar uma resposta contundente aos grupos criminosos que insistem em praticar delitos na região.
A operação representa mais um passo importante no combate ao crime organizado e no desmantelamento de redes criminosas que atuam no tráfico de drogas e em crimes violentos.
Blog Ponto40
Com informações da Assecom PCRS
Foto divulgação
Comentarios