Na manhã desta terça-feira (19), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Rio Grande do Norte (FICCO/RN) deflagrou a Operação Pelagos II, com o objetivo de investigar e desarticular uma organização criminosa que atuava no tráfico interestadual de drogas e em uma complexa rede de lavagem de dinheiro. O grupo operava nos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco e São Paulo, utilizando pessoas físicas e empresas fictícias para movimentar recursos e ocultar a identidade dos verdadeiros proprietários.
Com base em representações policiais autorizadas pela Unidade Judiciária de Delitos de Organizações Criminosas (UJUDOCRIM), foram cumpridos:
2 mandados de prisão preventiva;
5 mandados de busca e apreensão, realizados em Santa Isabel/SP, Igarassu/PE, Natal/RN e Parnamirim/RN.
Além disso, a Justiça determinou o bloqueio e sequestro de bens de 21 pessoas físicas e jurídicas, somando valores que podem alcançar R$ 87 milhões.
Resultados preliminares da operação:
Prisão de cinco foragidos, incluindo uma mulher condenada a 18 anos e 3 meses de prisão por homicídio qualificado, procurada há seis anos;
Três prisões em flagrante;
Apreensão de armas, cocaína, maconha, comprimidos de ecstasy, e um bloqueador de sinais de celular;
Descoberta de um laboratório para adulteração de cocaína, contendo balanças de precisão, prensa hidráulica e insumos para mistura.
Operação Pelagos II
O nome da operação faz alusão ao oceano e à extensão das operações criminosas, remetendo à vastidão das atividades do grupo, que se ramificava em diferentes estados brasileiros.
A ação conjunta reflete o compromisso da FICCO/RN em combater organizações criminosas de maneira coordenada, com foco na neutralização de esquemas de tráfico e lavagem de dinheiro que prejudicam a segurança pública e a economia do país.
O Blog Ponto40 seguirá acompanhando os desdobramentos dessa operação e trará mais informações sobre as investigações e seus impactos no combate ao crime organizado.
Blog Ponto40
Com informações da Assecom PF
Foto divulgação
Comments