Na manhã desta quarta-feira (6/11), as Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado de Mato Grosso (FICCO/MT) e da Bahia (FICCO/BA) deflagraram a Operação Nexus em Cuiabá, com o objetivo de capturar líderes de uma facção criminosa baiana que estavam foragidos e operando na capital mato-grossense.
A ação contou com o cumprimento de um mandado de prisão preventiva e dois de busca e apreensão, emitidos pelo Núcleo de Inquéritos Policiais de Cuiabá, com apoio do Batalhão de Operações Especiais (BOPE/MT).
Entre os alvos da operação estava um dos principais líderes da facção, conhecido como o “Rei de Copas” do baralho dos criminosos mais procurados da Bahia. Mesmo foragidos em Mato Grosso, os líderes continuavam coordenando o envio de armas e drogas para a Bahia, fortalecendo a estrutura da facção criminosa.
Os investigados enfrentam acusações de tráfico de drogas, homicídios de rivais, incluindo duas chacinas, além de ataques a caixas eletrônicos. Há, ainda, suspeitas de envolvimento na execução de policiais que atuavam no combate ao crime organizado nas cidades de Lauro de Freitas e Camaçari, na Bahia.
A operação foi batizada de Nexus — que em latim significa "conexão" —, em referência à ligação entre as atividades criminosas de Mato Grosso e o fortalecimento da facção na Bahia.
A ação marca mais um passo no combate às atividades de facções criminosas e reforça o comprometimento das forças de segurança de ambos os estados na luta contra o crime organizado.
Blog Ponto40
Com informações da Assecom PF
Foto divulgação
Yorumlar