top of page

FICCO/DF deflagra Operação Fragmento e prende advogado por comunicação ilícita com facção criminosa


Na manhã desta terça-feira (27/8), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Distrito Federal (FICCO/DF) deflagrou a Operação Fragmento, cumprindo dois mandados judiciais de prisão temporária e de busca e apreensão contra um advogado suspeito de utilizar suas prerrogativas funcionais para facilitar a comunicação entre integrantes de uma facção criminosa nacionalmente conhecida, com atuação tanto dentro quanto fora do sistema prisional.


A investigação, que começou há três meses após policiais penais da SEAPE/DF apreenderem fragmentos de bilhetes suspeitos, revelou que o advogado estava promovendo uma comunicação clandestina crucial para o fortalecimento da organização criminosa no Distrito Federal. O material apreendido incluía manuscritos destinados aos membros da facção, uma arma de fogo e munições.


Os mandados judiciais foram cumpridos com a prisão temporária do advogado, que foi detido por 30 dias, e a apreensão de materiais que reforçam sua participação na atividade criminosa. Além disso, o advogado foi preso em flagrante por posse ilegal de munições, o que foi formalizado na Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).


A atuação ilícita de advogados em favorecimento de organizações criminosas preocupa as autoridades pela ameaça que representa à segurança pública. Em razão disso, o Tribunal de Ética da OAB/DF será notificado para que tome as providências legais cabíveis.


A investigação teve o apoio do Núcleo de Controle e Fiscalização da Atividade Prisional (NUPRI) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).





Blog Ponto40

Com informações da Assecom PF

Foto divulgação PCDF

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page